Buscar
  • MarchaPelosOceanos

O Coração Azul do Planeta

Por Marcelo Szpilman | AquaRio

WWF/Juergen Freund

O pessoal do AquaRio é o mais novo parceiro da Marcha! Olha o que eles tem a dizer sobre isso 😊


No dia 8 de junho celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos, e, inevitavelmente, qualquer pessoa de bom-senso pode pensar que há pouco a se comemorar ciente de que jogamos, todos os dias, toneladas de lixo e esgoto nos mares e de que já esgotamos 90% dos estoques de boa parte dos grandes peixes oceânicos, como os atuns, marlins, espadartes e tubarões, e 80% dos estoques dos peixes comerciais de que tanto gostamos, como os badejos, chernes, ciobas, corvinas e namorados.


Então, se continuarmos degradando o ambiente e usurpando os recursos do mundo azul, qual é o propósito do Dia Mundial dos Oceanos? Se não para solenizar, esse dia serve pelo menos para chamar a atenção das pessoas para a importância dos oceanos e para difundir alertas visando a sua preservação. Campanhas que preguem que os seres humanos também são criaturas do mar que dependem dos oceanos, tanto quanto as baleias, peixes e recifes de coral, e que proponham que algumas práticas sejam banidas, como a pesca de arrasto, enquanto outras sejam promovidas, como a Campanha Nacional de Consumo Responsável dos Recursos Pesqueiros lançada pelo Aquário Marinho do Rio de Janeiro.


Então, aproveite esse dia para refletir sobre suas escolhas e práticas sustentáveis e para pensar no que você pode fazer em favor da preservação dos oceanos!



39 visualizações