Buscar
  • MarchaPelosOceanos

Baleia que morreu na Tailândia tinha comido 80 sacolas plásticas

Traduzido e adaptado por Marília Santos | WWF-Brasil


Isso mesmo! Saiu neste sábado uma matéria da BBC, sobre uma baleia, que morreu no sul da Tailândia depois de engolir 80 sacolas plásticas.


AFP/THAIWHALES

Segundo autoridades tailandesas, o animal vomitou cinco sacolas em uma tentativa, em vão, dos oficiais de conservação em salvá-la, na Província de Songkhla. As sacolas, que pesavam em média 8 kg, impossibilitavam que a baleia comesse qualquer comida, segundo um especialista marinho.


Um recente estudo alertou que a quantidade de plástico no oceano poderia triplicar em uma década, a menos que o descarte de resíduos diminua.


A Tailândia é um país com grande consumo de sacolas plásticas e seu governo anunciou no mês passado que estava considerando incluir uma taxa sobre elas. Acredita-se que as sacolas plásticas são responsáveis pelas mortes de centenas de animais marinhos todos os anos neste país.


A pequena baleia-piloto macho morta no Canal Na Thap na última segunda-feira foi descoberta doente e incapaz de nadar. Autoridades ambientais locais usaram barcos para tentar ajudá-la a flutuar e um guarda-sol foi erguido sobre ela. Ao longo de toda a semana passada foram dados os possíveis cuidados ao animal, que acabou não resistindo e morreu na tarde de sexta-feira (01/06).


O biólogo marinho Thon Thamrongnawasawat disse à Agence France-Presse que os sacos teriam impossibilitado a baleia de comer alimentos nutritivos. "Se você tem 80 sacos de plástico no estômago, você morre", disse ele. Simples assim.

16 visualizações